É a incapacidade de retrair o prepúcio (pele do pênis)e expor a glande(a cabecinha do pênis)devido a presença de um anel estenótico(pele do pênis mais apertadinha).
A maioria dos meninos nascem com o prepúcio fechado ,que vai abrindo espontaneamente,a chamada fimose fisiológica.
A fimose fisiológica pode ser confundida com aderência balanoprepucial ,que é o prepúcio aderido a glande sem causar estreitamento.Nunca devem ser “puxadas com força “porque causa dor intensa e fissuras(rachaduras)que ao cicatrizarem podem estreitar o prepúcio.
A maioria resolve espontaneamente até os 4 anos de idade.
A higienização local diária é fundamental.
Complicações
*Balanopostite:inflamação da glande e do prepúcio causando dor,hiperemia(o prepúcio fica vermelho),dificuldade de urinar e edema (inchaço local).O tratamento consiste em antibióticos,analgésicos e banhos locais com água morna.
*Dificuldade em urinar -o prepúcio pode estar tão fechado que a urina fica retida ou só tem gotejamento,formando uma “bola”no prepúcio.
*Infecção urinária:ocorre devido as bactérias que existem nos quadros de balanopostites que podem alcançar a uretra causando infecção urinária e até mesmo pielonefrite.Os sintomas são:febre,irritabilidade,dor e ardência para urinar.O tratamento é com uso de antibióticos.
*Parafimose:acontece por uma tentativa forçada de expor a glande em pacientes com fimose.O anel prepucial estenótico forma um garrote que aperta a glande.Esta vai aumentando de tamanho,causando edema e dor.É uma emergência médica onde tentamos a redução manual após utilização de anestésico tópico.Caso essa manobra não seja bem sucedida deve ser realizada a cirurgia de urgência.
Tratamento
Irá depender da avaliação do cirurgião.
Podem ser tratadas com utilização de medicação tópica a base de corticoide e hialuronidase ,já outras devem ser submetidas a tratamento cirúrgico,principalmente nas fimoses que evoluem com complicações e as que não conseguimos sucesso com tratamento tópico.
A cirurgia a ser realizada chama-se POSTECTOMIA,que consiste na ressecção de uma parte do prepúcio ,aquela que forma o anel estenótico.
Na literatura científica foram observados uma diminuição dos casos de infecção urinária,doenças sexualmente transmissíveis e câncer de pênis com a realização da postectomia.
É realizada sempre anestesia geral e inalatória.
Existem duas técnicas que podem ser utilizadas.Uma com a sutura do prepúcio com fio absorvível (pontos caem sozinhos)ou através de um dispositivo plástico que sai sozinho.
No pós operatório,utilizamos analgésicos de forma regular por 3 dias,banhos de assento com água morna e pomada.
O aspecto após a cirurgia dependerá da quantidade de prepúcio que for necessário retirar.